GRANDE PRIMO DA TURMA 2002

GRANDE PRIMO DA TURMA 2002
LICEU CORDOLINO CAMPUS I

ALUNOS e ALUNAS

ALUNOS e ALUNAS
LICEU CAMPUS 2

Minha lista de blogs

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

RADIOATIVIDADE

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis.


Um ELEMENTO RADIOATIVO é aquele que é capaz de emitir radiações fortes a ponto de por exemplo produzir a fluorescência. O fenômeno de emissão ocorre quando o átomo se encontra com excesso de partículas e/ou cargas precisando assim liberar energia na forma de radiação para se estabilizar. A radioatividade pode ser espontânea ou induzida, a primeira é um processo natural e que ocorre em elementos e seus ISÓTOPOS encontrados naturalmente, já o segundo caso se trata de um processo artificial provocado por transformações nucleares, geralmente em REATORES NUCLEARES.

PARTÍCULA alfa (α)

Possui carga positiva, é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, a barreira que não permite sua penetração é a folha de papel alumínio. A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações.

PARTÍCULA beta (β)

Possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.


Radiação gama (γ)

É extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por tais características, essa radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.

 
Resultado de imagem para radiação alfa caracteristicas"

Resultado de imagem para radiação alfa caracteristicas"Resultado de imagem para radiação alfa caracteristicas

Resultado de imagem para radiação alfa caracteristicas"Resultado de imagem para meia vida

Resultado de imagem para meia vida

Resultado de imagem para meia vida
Resultado de imagem para meia vida"


EXERCÍCIOS:

1. Uma amostra de 128g de um radioisótopo sofreu desintegração e sobraram apenas 2g. Sabendo que sua meia-vida é de 30 minutos, quanto tempo se passou?
a) 2 horas e 30 minutos
b) 3 horas
c) 3 horas e 30 min
d) 4 horas
e) 4 horas e 30 min

2. (Unirio-RJ) O elemento radioativo natural 90 Th 232 , após uma série de emissões alfa e beta, isto é, por decaimento radioativo, converte-se em um isótopo não-radioativo, estável, do elemento chumbo, 82 Pb 208. O número de partículas alfa e beta, emitidas após o processo, é, respectivamente, de:
a) 5 e 2.
b) 5 e 5.
c) 6 e 4.
d) 6 e 5.
e) 6 e 6



Nenhum comentário:

Postar um comentário