GRANDE PRIMO DA TURMA 2002

GRANDE PRIMO DA TURMA 2002
LICEU CORDOLINO CAMPUS I

ALUNOS e ALUNAS

ALUNOS e ALUNAS
LICEU CAMPUS 2

Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

TRANSPORTE DE LÍQUIDOS

TRANSPORTE DE LÍQUIDOS 

      A diferença fundamental entre um material sólido e um fluido está relacionada com a estrutura molecular. Enquanto nos materiais sólidos, as moléculas sofrem forte força de atração (estão muito próximas umas das outras) o que garante que o sólido tem um formato próprio, os materiais fluidos apresentam as moléculas com um certo grau de liberdade de movimento (força de atração pequena) e não apresentam um formato próprio.
      Os fluidos também são divididos em líquidos e gases. Líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido.
      Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando uma superfície livre. A superfície livre característica dos líquidos é uma propriedade da presença de tensão interna e atração/repulsão entre as moléculas do fluido, bem como da relação entre as tensões internas do líquido com o fluido ou sólido que o limita. A pressão capilar está associada com esta relação. Um fluido que apresenta resistência à redução de volume próprio é denominado fluido incompressível, enquanto o fluido que responde com uma redução de seu volume próprio ao ser submetido a ação de uma força é denominado fluido compressível. 
      A distinção entre sólidos e fluidos não é tão obvia quanto parece. A distinção é feita pela comparação da viscosidade da matéria: por exemplo, asfalto, mel, lama são substâncias que podem ser consideradas ou não como um fluido, dependendo do período das condições e do período de tempo no qual são observadas.

Propriedades dos Fluidos 

Define-se:

vazão em massa (Qm) como sendo a razão entre a massa do fluido que atravessa a secção reta de uma tubulação e o intervalo de tempo.

Vazão volumétrica (Q), ou simplesmente vazão, pode ser definida como o quociente entre o volume do líquido que atravessa a secção reta de uma tubulação e o intervalo de tempo.

Massa Específica: é o quociente da massa do sistema pelo seu volume. Também chamada “densidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário