Como funciona uma célula a combustível de hidrogênio ?
Em resumo são baterias (pilhas) químicas. Tratam-se de dispositivos que convertem energia química diretamente em energia elétrica e térmica, proporcionando portanto, uma operação contínua, graças à alimentação constante de um combustível.
Esta conversão ocorre por meio de duas reações químicas parciais em dois eletrodos separados por um eletrólito apropriado, ou seja, a oxidação de um combustível no ânodo e a redução de um oxidante no cátodo com o auxílio de catalisadores especialmente desenvolvidos, indicadas nas reações abaixo:
Ânodo: 2H2 ® 4 H+ + 4e- (1)
Cátodo: O2 + 4H+ + 4e- ® 2H2O (2)
O hidrogênio gasoso (o combustível) penetra através da estrutura porosa do ânodo, dissolve-se no eletrólito e reage nos sítios ativos da superfície do eletrodo, liberando elétrons e formando prótons (H+). Os elétrons liberados na oxidação do hidrogênio chegam ao cátodo por meio do circuito externo e ali participam da reação de redução do oxigênio. Os prótons formados no ânodo são transportados ao cátodo, onde reagem formando o produto da reação global da célula a combustível: água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário